OFICINAS: "Sons do Brasil" e "Construção de Pífanos"

Oficina de Construção de Pífanos

Ficha Técnica da Oficina

Integrantes: 2 oficineiros do Grupo de Pífanos Flautins Matuá

Duração: 6hs (divididas em 2 perídos de 3hs)

Público: 20 pessoas – a partir de 12 anos

Descrição: A oficina mostrará todas as etapas da construção do pífano de bambu  (colheita e tratamento dos bambus, construção, afinação e acabamento), onde cada participante ajudará a construir seu próprio pífano. A oficina abordará aspectos do universo cultural do pífano (história do instrumento e das tradicionais bandas de pífanos do nordeste, bem como seu repertório tradicional e sonoridades). 

Após a construção do instrumento haverá uma iniciação musical ao toque do pífano, com uma prática em conjunto com músicas tradicionais da cultura popular brasileira.

Necessidades Técnicas

- botijão de gás GLP

- Espaço que comporte o público, com 2 mesas ou bancadas.

 

 

Sons do Brasil: Vivência Musical e Corporal através da Cultura Popular           

Ficha Técnica da Oficina

Integrantes: 4 oficineiros do Grupo de Pífanos Flautins Matuá

Duração: 3hs

Público: 30 pessoas – a partir de 10 anos

Descrição: A oficina propõe um mergulho na musicalidade e na corporalidade presente nos processos criativos do Grupo de Pífanos Flautins Matuá. Inspirados na cultura popular e na música orgânica, o grupo propõe brincadeiras rítmicas de percussão corporal e vocalizações, bem como sonoridades e danças presentes na cultura popular (o coco, o cavalo marinho, a ciranda, o forró, entre outras), fazendo com que o público construa coletivamente músicas e coreografias, desenvolvendo a percepção musical e corporal de cada participante.

Necessidades Técnicas

- Espaço que comporte o público

1/1

Flyer Oficinas